Alimentos que melhoram o humor,  a memória e reduzem o estresse

Conheça as substâncias que estimulam a produção de serotonina, dopamina, noradrenalina e acetilcolina, os neurotransmissores da alegria e tranquilidade.

 Os alimentos exercem influência na nossa saúde corporal e mental. Se alimentar é um princípio fisiológico, entretanto está intimamente relacionado com questões culturais, psicológicas (memória afetiva), econômicas, religiosas e com a relação de prazer. Possuem ação sobre nosso humor, memória, fornecem nutrientes e energia para atividades do dia a dia. 

Os alimentos contêm substâncias que atuam estimulando neurotransmissores, responsáveis por conduzir a transmissão nervosa de um neurônio ao outro, entre eles destacam-se a serotonina, dopamina, noradrenalina e acetilcolina
 
serotonina é responsável pela sensação de bem estar, otimismo, prazer. Regula o sono, o humor e a capacidade de aprendizagem. Indivíduos com depressão apresentam, geralmente, baixos níveis deste neurotransmissor. Baixos níveis de serotonina estão relacionados à maior vontade de comer doces e carboidratos. 

Então atenção os nutrientes interferem na produção de serotonina e melhoram o humor:

Triprofano: aminoácido precursor da serotonina. A quantidade de carboidrato da dieta também é importante para a conversão do triptofano em serotonina no cérebro, com maior quantidade de carboidratos melhor é a disponibilidade detriptofano para área cerebral. Principais fontes são leite, banana, aveia e chocolate. 

 Ácido Fólico: principais fontes são folhas de cor verde escuro, feijão branco, laranja, aspargo, couve de Bruxelas, maçã, soja e abacate.

Vitamina B6: principais fontes são banana, arroz integral, feijão, batata, salmão, lentilha, aveia, abacate, nozes.

Magnésio: banana, arroz integral, batata, salmão, lentilha, aveia, abacate, nozes. 

Alimentos antioxidantes que reduzem os efeitos do estresse diário e previnem danos nas células nervosas:

Oleaginosas: castanha do pará, amêndoas e nozes, que são também excelente fonte de vitamina E e selênio. 

Ômega 3: presente nos peixes como salmão, atum, arenque, sardinha; farinha de linhaça dourada.

 Vitamina C: laranja, tangerina, morango, melancia, limão, acerola, caju, goiaba, folhas verde escuras e tomate.

Fonte: http://migre.me/t25UY 

Você Gostará de Ler Também: