Recomendações para uma alimentação Saudável

Conheça o novo Guia Alimentar para a População Brasileira

O Ministério da Saúde acaba de lançar o novo Guia Alimentar para a População Brasileira, que substitui a versão anterior publicada em 2006.
Os destaques da nova edição são a definição de quatro categorias de alimentos, quatro recomendações gerais, uma regra de ouro sobre alimentação saudável e Dez Passos para uma Alimentação Adequada e Saudável.

A divisão dos alimentos em quatro categorias foi definida de acordo com o tipo de processamento empregado na sua produção.

- Alimentos in natura ou minimamente processados: são aqueles que vem diretamente da natureza, isto é, das plantas ou dos animais, e que não precisam sofrer nenhuma transformação após deixarem a natureza. Exemplos: frutas, verduras, legumes e leite cru. Alimentos minimamente processados: são alimentos in natura que, antes do consumo, foram submetidos a alterações mínimas que não alteram seu valor nutritivo. Exemplos: grãos secos, polidos e empacotados ou moídos na forma de farinhas, raízes e tubérculos lavados, cortes de carne resfriados ou congelados e leite pasteurizado.
- Alimentos in natura ou diretamente da natureza e usados pelas pessoas para temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias. Exemplos: óleos, gorduras, açúcar e sal.
- Produtos fabricados essencialmente com a adição de sal ou açúcar a um alimento in natura ou minimamente processado, como legumes em conserva, frutas em calda, queijos e pães.
- Produtos cuja fabricação envolve diversas etapas e técnicas de processamento e vários ingredientes, muitos deles de uso exclusivamente industrial. Exemplos: refrigerantes, biscoitos recheados, “salgadinhos de pacote” e “macarrão instantâneo”.

 

Recomendações gerais:
- Faça de alimentos in natura ou minimamente processados a base de sua alimentação;
- Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias;
- Limite o uso de alimentos processados, consumindo-os, em pequenas quantidades, como ingredientes de preparações culinárias ou como parte de refeições baseadas em alimentos in natura ou minimamente processados;
- Evite alimentos ultraprocessados.

 

Regra de ouro:
- Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias ao invés de alimentos ultraprocessados.

 Dez Passos para uma Alimentação Adequada e Saudável:

1) Fazer de alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação;

2) Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias;

3) Limitar o consumo de alimentos processados;

4) Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados;

5) Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia;

6) Fazer compras em locais que ofertem variedades de alimentos in natura ou minimamente processados;

7) Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias;

8) Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece;

9) Dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora;

10) Ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais.  

Você Gostará de Ler Também: